domingo, 30 de setembro de 2012

1939 - A Sabena em Angola * Viagem presidencial


            Há uns anos atrás tivemos a oportunidade de publicar no Boletim do Clube Filatélico de Portugal n.º 405, de Setembro de 2004, um artigo intitulado “A História e a Filatelia * Restauração de Angola, Futebol e Correios Aéreo, onde apresentei dois raros sobrescritos circulados no voo que a Sabena realizou, em Agosto de 1936 de Leopoldville a Luanda e vice-versa, transportando a equipa de futebol do Congo Belga que veio realizar um jogo previsto no programa de comemorações do 288.º aniversário da reconquista de Angola aos holandeses.
Sobrescrito circulado em 14.08.1936 pela Sabena de Leopoldville para Luanda
 
            Esses dois sobrescritos que são de extrema raridade são algumas das “jóias da coroa” da minha colecção de correio aéreo de Angola. Tenho estes dois exemplares, cada um deles voado em cada um dos sentidos e nunca mais tive a oportunidade de ver outros semelhantes.
Carta circulada no voo de retorno da Sabena (15.08.36) de Luanda para Leopoldville
 
            Vem esta introdução a propósito porque adquiri recentemente um exemplar filatélico que, não sendo dessa primeira e histórica viagem de um avião da Sabena, está relacionado com uma segunda viagem a Angola de um dos aviões da companhia aérea belga, e que também transportou correio na sua viagem.
            Publiquei há pouco tempo neste blog um artigo sobre a primeira ligação aérea entre Angola e a África do Sul realizada pela South Áfrican Airways no advento da viagem presidencial de Óscar Carmona a Angola.
            A viagem a Angola, em 1939, do então Presidente não passou despercebida às colónias vizinhas de Angola que fizeram deslocar até Angola os seus governadores como foi o caso do ex-Congo Belga e do ex-Congo Francês, para além da visita de dois ministros do governo Sul-Africano.

            No dia 26 de Agosto de 1939, véspera da chegada do Presidente da República Portuguesa a Luanda, aterrou pelas 12H30 no aeródromo do Aero Clube de Angola um “Junker” da Sabena que transportava Pierre Ryckmans, Governador-Geral do Congo Belga, deslocando-se propositadamente para lhe apresentar cumprimentos em nome do Rei Leopoldo III da Bélgica.
Junker 52 da SABENA
 
            O que parecia apenas um voo de cortesia política acabou por proporcionar aos amantes da filatelia, e especialmente aos do correio aéreo, motivos de regozijo. Efectivamente, os correios da colónia belga, decidiram fechar mala de correio aéreo para ser transportada nesse voo, contendo essa mala pouco mais de três dezenas de cartas alusivas à viagem governamental.
            Os catálogos especializados de Frank Muller e de F. Godinas não referenciam este voo especial e não é vulgar o número de cartas circuladas, o que pode ter determinado terem passado despercebidas a muitos filatelistas. Na figura abaixo reproduzo uma das cartas transportadas nesse voo. Desconhecemos, porque se não conseguiu comprovar, se houve fecho de mala no voo de retorno.
Sobrescrito circulado como contendo impressos de Leopoldville (25.08.39) para Luanda (26.08.39)
 
            Porque as relações entre Portugal e a Bélgica não tenham sido sempre as melhores, consequência provável da partilha do Congo em 1885, tardaram a estabelecer-se ligações aéreas recíprocas entre Angola e o Congo Belga. A Sabena por várias vezes abordou as autoridades portuguesas no sentido de serem autorizados a trazer os seus aviões até Luanda e sempre lhes foi negada essa autorização. Entretanto e com carácter episódico, quando alugados por particulares, os aviões da Sabena fizeram alguns voos comerciais para Luanda. Só muitos anos depois foi autorizada a voar para Luanda.

Bibliografia
·         Jornal “A Província de Angola” de 26.08.1939
·         Catalogue de la Poste aérienne de Belgique et du Congo-Belge, Fr. Godinas
·         Catalogue des Aérogrammes du Monde Entier, Frank Muller, 1950
·         Intercontinetal Airmail * Volume Three * Africa, 2010, Edward Proud
·         Boletim do CFP n.º 405 – Setembro 2004
 

1 comentário:

  1. Terveisiä Suomesta!
    Tosi hieno lentopostikokoelma Sinulla.
    Minäkin olen harrastanut filateliaa, se on hyvä harrastus.

    ResponderEliminar