domingo, 4 de setembro de 2011

Estação Postal do Lombe

            Em 1868, o Lombe fazia parte das 11 divisões que contava Malange, e em 10.02.1928 pelo Decreto 693 publicado no Boletim Oficial de Angola, foi elevado à categoria de posto administrativo e passou a pertencer ao Concelho do Cacuso, no Distrito de Malange. Em 1959 constava da lista das povoações comerciais de 3.ª categoria, e era servida pelo Caminho-de-Ferro de Luanda ao Km 402.
            Tinha duas dezenas de casas comerciais e a sua economia girava à volta da comercialização de bens correntes, da exportação de produtos hortícolas e frutícolas para Luanda. Existiam na sua área administrativa muitas explorações agrícolas de grande extensão, sendo também muito relevante a pecuária.
            Inicialmente a povoação do Lombe começou por ser servida pela ambulância postal ferroviária do Caminho-de-Ferro de Luanda, que aceitava unicamente o serviço postal ordinário. Para encomendas, vales e outros serviços acessórios era servida pela estação postal de Malange.
Figura 1
            Porém a partir 21 de Janeiro de 1931 (três anos depois da elevação a Posto), pela Portaria 715, foi criada uma estação telégrafo-postal no Lombe. É quase uma certeza que, nos primeiros 20 anos da sua existência, esta estação postal nunca tivesse uma marca de dia atribuída. Por razões que se desconhece, desde a sua criação foi-lhe atribuído uma marca obliteradora de recurso, o carimbo oval numérico “150”, que se manteve em uso durante muitos anos.
            Na verdade, a única marca obliterante que conhecemos da estação do Lombe, é o citado carimbo numérico.
            Na figura 1 reproduzimos uma carta circulada registada do Lombe para Luanda (27.01.1947) com a franquia de 1$00, correspondente a: $50 pelo primeiro porte do correio ordinário para cartas com um peso até 20g, circuladas no interior da colónia e $50 pelo prémio de registo. Selos obliterados com carimbo numérico oval “150”, batido a preto.

Bibliografia
·          Boletim Oficial de Angola
·          Dicionário Corográfico - Comercial de Angola – Antonito, 4.ª Edição – 1959
·          Índice Histórico-Corográfico de Angola, Mário Milheiros, 1972

Sem comentários:

Enviar um comentário